Recomendações

(48)
Wladimir Pereira Toni, Advogado
Wladimir Pereira Toni
Comentário · ano passado
Temos visões muito diferentes da questão. A advocacia também foi a minha segunda profissão. Sou administrador, especialista em gestão de RH, área em que atuei por 20 anos (até pouco tempo atrás). Tive a oportunidade de vivenciar o dia a dia corporativo em empresas de alguns segmentos e portes diferentes.

Durante esse período pude ter a certeza de que a CLT e a Justiça do Trabalho (ambas bastante criticadas muitas vezes por quem sequer as conhecem) são as únicas barreiras que impedem uma verdadeira barbárie nas relações de trabalho. Claro que há trabalhadores com mau caráter, mas essa não é a regra. Na prática, assédio moral é uma realidade muito mais frequente do que as pessoas se dão conta. Saúde e segurança do trabalho geralmente não fazem parte das preocupações corporativas (salvo exceções, faz-se o mínimo necessário somente para evitar multas). Dependendo do cargo que a pessoa ocupa, não tem vida pessoal. Os empregados estão sempre à mercê do bom humor dos gestores, executivos, dono (a) da empresa e muitas vezes até do seu cônjuge, pai etc., além de tantos outros problemas reais do dia a dia que eu poderia passar um bom tempo mencionando... E tudo isso sem poder fazer nada, senão perde o emprego e a sua família passa fome (infelizmente essa é a realidade de muitos).

Todo empresário tem um enorme mérito de se sacrificar para tirar determinada ideia do papel, empregando, pagando tributos, o que faz um bem enorme à sociedade, mas tudo isso somente é possível porque há pessoas fazendo tanto o trabalho pesado quanto o intelectual. E quando isso tudo é bem planejado, conduzido/administrado geralmente o merecido retorno do negócio é muito satisfatório.

Pensando nisso, não consigo negar a hipossuficiência do trabalhador, de forma que o mínimo a ser garantido são seus direitos trabalhistas básicos, independentemente do momento ser difícil também para o empregador.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Vila Velha (ES)

Carregando

Lawrence Henle

Av Fortaleza, 1111, ap 501 - Vila Velha (ES) - 29101-572

Entrar em contato